Sindesspa permanece no Conselho Municipal de Saúde de Belém

Data: 20/06/2017

Foto: Agência Belém

O Sindesspa esteve presente na 12ª Conferência Municipal de Saúde de Belém, que ocorreu nos últimos dias 16 e 17 de junho, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania. Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas, entre gestores, prestadores de serviço, trabalhadores e usuários, para discutir as políticas para a área de saúde, em específico o Sistema Único de Saúde (SUS).

As conferências municipais estão previstas na Lei nº 8142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. No Pará, as conferências acontecem a cada dois anos nos municípios, devido a um decreto estadual.

Antecedendo a conferência, foram realizadas pré-conferências onde foram eleitos representantes dos segmentos gestor, trabalhador e usuários, para compor grupos de trabalho para elaboração de propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde, que serão apresentadas nas Conferências Estaduais e podem chegar a serem expostas na Conferência Nacional.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Pará (SINDESSPA) e a Associação de Hospitais e Casas de Saúde do Pará (AHCSEP) foram reeleitas para compor o pleno do Conselho Municipal de Saúde pelos próximos 2 anos. Ao final da conferência, também foram eleitos 48 delegados que representarão o município na conferência estadual.