Sesma começa a fazer testes rápidos para a covid-19 no centro comercial

Data: 26/06/2020
Fábio Costa / O Liberal

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) iniciou na manhã desta sexta-feira (26) os testes de covid-19 que permitirão fazer um estudo de prevalência da doença causada pelo coronavírus em Belém. Ao todo, a Prefeitura Municipal de Belém prevê fazer 40 mil testes rápidos. A amostragem iniciou esta manhã pela rua João Alfredo, no centro comercial da capital, onde ambulantes estão sendo testados. 

 

Os testes rápidos têm a especificação IgG/IgM (Covid-19). O estudo epidemiológico previsto para a capital começará como um piloto. A ação de hoje faz parte da primeira fase, voltada a amostragens do centro comercial. A aplicação desses testes estava agendada para começar ainda na segunda-feira (22), mas não se concretizou.

 

Exames reforçam saúde de trabalhadores

 

Elivaldo Menezes Moura tem 52 anos e há 30 atua como ambulante no centro comercial de Belém. Ele gostou da iniciativa de fazer testes rápidos. E explicou: no mercado informal, e por vários fatores, os trabalhadores têm dificuldades de procurar atendimento médico.

 

“Só procura quando já está com a doença”, ponderou. “Esse teste foi muito bom porque veio até a gente”, disse ele, enquanto aguardava o resultado do teste. “O pessoal da saúde veio até aqui e a gente está colaborando, para ver o grau da enfermidade”.

 

Segunda-feira testes irão ao Ver-o-Peso

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que a partir de segunda-feira (29) os testes serão realizados com feirantes e permissionários do Ver-o-Peso. A amostragem foi eleita para se adequar aos cenários da reabertura da atividade comercial de Belém e também aso de maiores fluxos de pessoas.

 

A Prefeitura Municipal de Belém diz que só concluirá o estudo após a aplicação de testes em todos os bairros da capital e região das ilhas. As pessoas testadas deverão ter faixa etária igual ou superior a 15 anos.

 

O objetivo é estimar o número de pessoas que já entraram em contato com o coronavírus e monitorar a evolução da covid-19 em Belém, bem como na adoção de novas estratégias no enfrentamento da covid-19 pelo poder público.

 

Fonte: O Liberal

Endereço: Tv. São Pedro, 566 - Belém - PA, 66023-570 

Telefone: (91) 3224-1819 // (91) 3224-8606