Plano de contingência para a Farmácia Hospitalar frente à Covid-19

Data: 22/04/2020

O Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal (CCEFH-OF) desenvolveu um Plano de Contingência para a Farmácia Hospitalar visando a preparar a resposta dos serviços farmacêuticos hospitalares frente à pandemia de COVID-19. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) compartilha o documento, que traz protocolos de atuação indicados para reduzir os impactos da pandemia na rotina dos hospitais.

 

O documento inclui ações relacionadas à gestão de recursos humanos, à formação e à informação das equipes, às atividades de farmácia clínica, bem como à seleção, aquisição, produção, distribuição de medicamentos e produtos de saúde.

 

O CCEFH-OF reconhece que o documento pode não abarcar todas as situações que irão surgir no desenrolar da atual pandemia. “Não seria possível estabelecer um conjunto de procedimentos ou etapas adaptativas que conseguissem prever todas as circunstâncias que certamente irão surgir, ainda mais considerando as heterogêneas realidades dos vários serviços farmacêuticos. Mas os farmacêuticos hospitalares saberão, a cada momento, interpretar os cenários que se vão suceder”, diz o CCEFH-OF no preâmbulo do documento.

 

“Contra a incerteza dos próximos tempos, as nossas melhores armas serão a nossa resiliência e capacidade de abnegação, na certeza de que estaremos todos unidos e disponíveis para em conjunto encontrarmos o melhor caminho”, conclui.

 

Para ler, clique aqui.

 

Fonte: Ibes

Endereço: Tv. São Pedro, 566 - Belém - PA, 66023-570 

Telefone: (91) 3224-1819 // (91) 3224-8606