OMS reconhece a Segurança do Paciente como prioridade de saúde global

Data: 29/05/2019

Durante a 72ª Assembleia Anual da Saúde Mundial, os Estados Membros adotaram uma estratégia global sobre saúde, meio ambiente e mudança climática e comprometeram-se a investir em água potável, saneamento e serviços de higiene nas unidades de saúde.

Os países adotaram um acordo histórico para aumentar a transparência dos preços de medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde. O novo orçamento para programas da OMS foi aprovado e uma abordagem comum para a resistência antimicrobiana foi acordada.

A Segurança do Paciente foi reconhecida como uma prioridade de saúde global e a 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças foi adotada. Os países concordaram com três resoluções sobre cobertura universal de saúde com foco na atenção primária à saúde, o papel dos agentes comunitários de saúde e a Reunião de Alto Nível sobre a Cobertura Universal de Saúde em Nova York em setembro de 2019.

“Eu devo enfatizar o quanto esse momento é decisivo para a saúde pública. Uma forte declaração, com forte apoio político, poderia transformar a vida de bilhões de pessoas, em perceber o que sempre defendemos – saúde para todos ”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, no discurso de encerramento do evento.

Fonte: Ibes