O papel do intraempreendedorismo na saúde

Data: 20/12/2019

Quando pensamos em um empreendedor, é comum que nos venha à mente a imagem de uma pessoa que segue uma grande ideia e faz de tudo para emplacar um novo negócio. Porém, essa característica não é vista apenas por pessoas que criam as suas próprias empresas.

 

 

Os intraempreendedores são profissionais que apresentam ideias que ajudam as organizações a tomarem atitudes ou ter uma diferente abordagem para solucionar problemas.

 

O intraempreendedorismo na saúde é visto, muitas vezes, como uma transição de carreira para os profissionais da área. Algo equivocado! Quando se destacam em empresas que atuam no setor de tecnologia, por exemplo, os médicos desempenham atividades de gestão e inovação. Isso não quer dizer, no entanto, que deixaram de ser profissionais da saúde. Pelo contrário, significa que estão em busca de melhorias para o setor.

 

O Dr. Thiago Júlio, gerente de inovação aberta da Dasa, é um exemplo de intraempreendedor na área da saúde. Em entrevista a Leonardo Gross, Latam Digital Services Leader GE Healthcare, ele comentou sobre a transição da sua carreira como médico radiologista para gestor de tecnologia.

 

Ele conta que trabalhou em grandes hospitais e que estava em uma fase estabilizada da sua carreira como médico. Porém, ao necessitar estudar programação para ajudar na implementação de um software no hospital em que trabalhava, percebeu que podia ir além.

 

 

Thiago seguiu estudando sobre tecnologia, gestão, liderança e outros assuntos que fugiam da rotina de um médico tradicional. Hoje, ele ocupa um cargo de destaque na Dasa, a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina.

 

Em sua rotina, ele desenvolve ações que não estão “na ponta”, no atendimento feito ao paciente no consultório. Porém, auxilia na criação de sistemas tecnológicos que beneficiam a toda uma comunidade.

 

Para exemplificar, Thiago explica que quando trabalhava como médico radiologista em um hospital, atendia cerca de 20 pacientes por turno. Hoje, em vez de ajudar 20 indivíduos, ele consegue auxiliar no tratamento de todas as pessoas internadas no local, uma vez que está envolvido no desenvolvimento de soluções que impactam na forma como as operações são realizadas.

 

Quais são as características de um intraempreendedor na saúde?

Na visão do Dr. Thiago Júlio, existem duas características que são marcantes em um intraempreendedor da saúde, a criatividade e a tomada de risco. Entenda!

 

Criatividade

Os médicos sempre precisaram ser criativos e a medicina é uma das ciências mais inovadoras que existe. Exemplo disso são os transplantes de órgãos, que só acontecem hoje em dia porque um médico idealizou esse procedimento no passado.

 

Para ser um intraempreendedor na saúde, essa criatividade precisa ser aguçada. Ao atuar em uma empresa de tecnologia, por exemplo, o médico necessita pensar em soluções que possam ser resolvidas por meio de softwares ou hardwares para melhorar a saúde da população.

 

Tomada de risco

Quando falamos em tomada de risco na saúde, esbarramos em uma questão cultural. Isso porque os médicos são treinados, desde quando cursam a faculdade, para evitar correr riscos. Afinal, ao realizar um procedimento arriscado em um paciente, estará colocando a vida de outra pessoa em jogo.

 

Mas, ao sair de dentro do consultório ou da sala de cirurgia, o profissional da saúde precisa sim saber correr riscos, até mesmo porque essa é uma das exigências da economia atual. As coisas mudam muito rápido, a tecnologia se desenvolve com muita facilidade e, nesse cenário, as ações no meio empresarial são baseadas em erros e acertos.

 

Para que o intraempreendedorismo se desenvolva na saúde, portanto, é preciso que as empresas do setor ajudem o médico e demais profissionais a desenvolverem essas características, sem medo de errar. Apenas assim se alcançará o sucesso e se verá melhorias nas funções organizacionais.

 

Esse tipo de adesão por parte dos colaboradores melhora os comportamentos, o engajamento, a produtividade e a cidadania dentro dos estabelecimentos da saúde, questões que são imprescindíveis para um bom atendimento aos pacientes.

 

Fonte: Saúde Business

Endereço: Tv. São Pedro, 566 - Belém - PA, 66023-570 

Telefone: (91) 3224-1819 // (91) 3224-8606