Iasep apresenta avanços nas negociações dos atrasos aos prestadores de serviços

Data: 07/11/2016

Entidades do setor saúde voltaram a se reunir com representantes do Governo do Estado e com o Ministério Público do Estado para discutir os problemas financeiros do Iasep e tentar chegar a um acordo. O Sindesspa foi representado pelo seu presidente, Breno Monteiro, e o governo foi representado pela secretária de Estado de Administração, Alice Viana, e pela presidente do Iasep, Iris Gama.

 

Durante a reunião, o órgão apresentou o plano de gestão para serviços e readequação financeira, orçamentaria e atuarial, como ficou acordado no último encontro. Dentre as medidas, foram destacadas: capacitação de servidores, informatização da gestão, redução no custeio da estrutura administrativa do instituto, e atualização do cálculo atuarial. Porém, o aumento da alíquota de contribuição ao plano, continua sendo uma das principais medidas para que o Iasep quite os atrasos nos pagamentos aos prestadores de serviços.

 

“O Iasep irá apresentar em fevereiro de 2017 um novo projeto de lei propondo o aumento da alíquota para o Estado do Pará e seus servidores. Em razão do projeto ter sido rejeitado parcialmente na sessão legislativa, é necessário aguardar o início da próxima sessão legislativa para reapresenta-lo”, afirmou o promotor de Justiça de Defesa do Consumido, Marco Aurélio.

 

Para o presidente do Sindesspa, Breno Monteiro, após a apresentação do projeto de lei, estará a cargo da Assembleia Legislativa o futuro do plano. “O percentual cobrado atualmente pelo plano está defasado e, por isso, precisa com urgência ser reajustado para que os prestadores de serviços melhorem o atendimento aos usuários. Com a proposta de um novo projeto de lei para aumento da alíquota, em 2017, estará nas mãos dos deputados decidirem o que será feito sobre esta situação”, opinou o presidente.

 

Para Breno Monteiro, a reunião demonstrou que alguns avanços foram feitos pelo instituto com o objetivo de quitar as dívidas. Ficou definido que a partir deste mês, serão feitas reuniões setoriais entre o Iasep e os representantes das entidades de saúde.

Endereço: Tv. São Pedro, 566 - Belém - PA, 66023-570 

Telefone: (91) 3224-1819 // (91) 3224-8606