Exame para coronavírus será coberto pelos planos

Data: 12/03/2020

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que o exame para diagnóstico do novo coronavírus seja incluído no rol de procedimentos obrigatórios cobertos pelos planos de saúde. A medida deve ser publicada ainda nesta semana no Diário Oficial.

 

“Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (10), na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com representantes de operadoras de planos de saúde, de entidades representativas do setor e os diretores da reguladora, ficou acertada a inclusão do exame para detecção do Coronavírus (Covid-19) no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a cobertura mínima obrigatória para os beneficiários de planos de saúde”, segundo comunicado da agência reguladora.

 

A inclusão do exame como item que necessariamente deve ser coberto pelos convênios é uma medida extraordinária, uma vez que esse tipo de inserção só ocorre a cada dois anos. A última vez que a ANS adotou medida semelhante foi em 2016 com exame para o vírus Zika.

Apesar de ainda não ser obrigatório, algumas operadoras já vinham arcando com o custo do teste. O tratamento médico para Covid-19 já é coberto pelos planos.

 

No mercado privado, as redes de medicina diagnóstica comercializam o teste com preço entre R$ 150 e R$ 350. Alguns laboratórios como do Albert Einstein, Dasa, Hermes Pardini e Sabin estão realizando exames domiciliares e também para hospitais. O Fleury realiza o serviço exclusivamente para hospitais e a Alliar apenas na casa dos pacientes.

Fonte: Valor Econômico

Endereço: Tv. São Pedro, 566 - Belém - PA, 66023-570 

Telefone: (91) 3224-1819 // (91) 3224-8606