Belém recebe mais uma edição do Feirão do Imposto

Data: 24/05/2017

O Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da Associação Comercial do Pará (ACP) realiza a partir de hoje o 15º Feirão do Imposto, que este ano possui o tema “Chega de Mão Grande”. Realizado em mais de 100 cidades brasileiras, a proposta do evento é informar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no país. O Sindesspa é um dos patrocinadores do feirão.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, o brasileiro trabalhará 153 dias, ou cinco meses e um dia, somente para pagar tributos. No ranking dos países pesquisados, o Brasil se aproxima da Noruega, lugar em que os cidadãos destinam 157 dias de trabalho aos tributos. A diferença é o retorno recebido, impactando diretamente na qualidade de vida da população.

Pensando nisso, o tema desta edição do Feirão do Imposto tem o objetivo de levar a população a refletir sobre o impacto da corrupção nos impostos, gerando a ação contra a corrupção e a favor do retorno dos tributos em benefício para a sociedade.

A corrupção interfere no retorno dos impostos em benefícios para a sociedade, porque retira investimentos em áreas essenciais como saúde, segurança e educação. De acordo com a Organização das Nações Unidas, estima-se que, aproximadamente, R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano. Este valor significa três vezes o orçamento da saúde ou educação, e cinco vezes o orçamento da segurança pública.

Como forma de fazer a sociedade refletir sobre esse tema que tanto impacta todo o país, o Feirão do Imposto deste ano terá uma programação que acontecerá de 24 à 28/05. Durante esse período, uma equipe do Conjove estará no Shopping Boulevard, 3º piso, orientando e sensibilizando os visitantes sobre as taxas de imposto sobre produtos e serviços. Além disso, diversos parceiros aderiram à causa, comercializando produtos sem imposto.

A abertura do evento será dia 24 de maio no Shopping Boulevard, às 19h, contando com a presença do juiz paraense Cláudio Rendeiro, interpretando o personagem Epaminondas Gustavo. Na ocasião, serão recebidas doações de livros que se destinarão à projetos sociais. No dia 25, às 18h30, no Pier (Avenida Marechal Hermes, 661), será realizada a Confraria Conjove, com o palestrante Michel Viana, sócio fundador da Freire, Farias & Viana Advogados Associados S/S.

No dia 27 de maio, a partir das 8h, o Posto Dallas, localizado na Pedro Álvares Cabral com Júlio Cesar, comercializará 3.000 litros de combustível sem imposto para as primeiras 150 senhas. Além disso, o Posto Dallas também venderá a cerveja long neck Eisenbahn sem imposto, no valor de R$ 2,49 a unidade, com o limite de 12 unidades (1 pacote) por pessoa, para consumo fora do local. No mesmo dia, a Vegas Club, localizada na Boaventura da Silva próximo à Doca, estará comercializando almoço sem imposto, aderindo às ações do Feirão do Imposto 2017. Serão disponibilizadas 100 pulseiras para o almoço sem imposto, onde o buffet ficará ao valor de R$ 45,00 o kg e o chopp 395 ml no valor de R$ 5,50 a unidade. O almoço sem imposto acontecerá no horário de 12 às 14h.

O intuito é movimentar a cidade de Belém durante esse período, para que as pessoas se conscientizem cada vez mais e possam reivindicar seus direitos por meio do conhecimento do valor de imposto pago na aquisição de produtos e serviços.

TRIBUTOS EMBUTIDOS NOS PREÇOS DOS PRODUTOS:

- Roupas: 34,67%                                                     - Brinquedos: 39,70%

- Cerveja: 55,60%                                                     - Livro escolar: 15%

- Conta de Luz: 48,28%                                              - Gasolina: 56,09%

- Gás de cozinha: 34,04%                                           - Plano de saúde: 26,68%

- Ração para gato e cachorro: 41,26%                          - Cesta básica: 22%

- Relógio: 53,14%                                                     - Conta de água: 24,02%

- Refeição fora do domicílio: 32,31%                             - Refrigerante: 46,47%

- Medicamento de uso humano: 33,87%

- Mensalidade da universidade: 26,32%