As 9 Dimensões para o sucesso do Líder em saúde

Data: 03/11/2020

Liderança nem sempre tem a ver com o cargo ou posição que um profissional assume. No NHS (sistema de saúde britânico), o modelo de liderança em saúde é composto de nove dimensões de liderança diferentes, que podem ajudá-lo a explorar as maneiras pelas quais você já pode estar agindo como líder ou inspirá-lo a desenvolver e aumentar suas habilidades de liderança. Aqui estão alguns exemplos do modelo que podem inspirá-lo ainda mais:

 

Inspiração de um propósito compartilhado

  • Pensando em como melhorar os serviços e o atendimento ao paciente

  • Comportando-se de uma forma que reflita os princípios e valores do sistema de saúde

  • Atuando como um modelo e inspirando outros a fazerem o mesmo.

  

Liderança com cuidado

  • Compreendendo as qualidades e necessidades únicas de uma equipe

  • Entendendo seu próprio comportamento e como isso afeta sua equipe

  • Realizando atos de gentileza para sua equipe

  • Ajudando a promover uma atmosfera positiva e de apoio que permite que todos façam seus trabalhos de maneira eficaz.

 

Avaliação de informações

  • Investigando ou buscando feedback de usuários do serviço, colegas ou outros e usá-lo para fazer melhorias

  • Usando informações, feedback ou dados para gerar novas ideias e fazer planos eficazes para melhoria ou mudança

  • Sempre pensando em maneiras de fazer seu trabalho de forma mais eficaz ou maneiras de melhorar os serviços.

 

Conexão com o serviço

  • Compreender como sua área de trabalho se relaciona e se conecta com outros indivíduos / equipes

  • Assumindo a responsabilidade pela continuidade da prestação do serviço

  • Fazendo links ou fazendo contato com outras equipes e organizações

  • Sendo flexível ao trabalhar com pessoas / equipes que têm padrões ou abordagens diferentes para você.

 

Compartilhamento da visão

  • Comunicando uma imagem convincente, crível e vívida do que todos estão trabalhando (por exemplo, visão ou objetivos) de uma forma que pareça alcançável e emocionante

  • Inspirando esperança e ajudando outras pessoas a ver como seu trabalho se encaixa

  • Estando visível e disponível para sua equipe

  • Comunicando-se de forma honesta, clara e adequada.

 

Engajamento da equipe

  • Reconhecer e valorizar ativamente as perspectivas e experiências únicas de cada pessoa

  • Ouvindo com atenção sua equipe e valorizar suas sugestões

  • Solicitando contribuições de sua equipe para aumentar o engajamento

  • Promovendo o trabalho em equipe e o sentimento de orgulho

  • Pedindo feedback à sua equipe.

 

Manutenção da responsabilidade

  • Assumindo a responsabilidade por seu próprio desempenho

  • Combinando metas claras de desempenho e indicadores de qualidade

  • Apoiando outras pessoas para assumir a responsabilidade pelos resultados.

 

Capacidade de desenvolvimento

  • Assumindo a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento

  • Explorando e compreendendo os pontos fortes e as necessidades de desenvolvimento de sua equipe

  • Compreendendo a importância e o impacto do desenvolvimento das pessoas, atuando como um modelo para o desenvolvimento pessoal

  • Fornecendo orientação ou coaching de longo prazo.

 

Influência para resultados

  • Ouvindo diferentes perspectivas

  • Compartilhando problemas e informações para ajudar outras pessoas a entenderem seu pensamento

  • Desenvolvendo e apresentando argumentos bem fundamentados

  • Envolvendo-se com respeito para convencer ou persuadir os outros

  • Construindo relacionamentos para reconhecer as paixões e preocupações de outras pessoas

 

 

Fonte: Ibes

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