10 Dicas para alcançar a Acreditação

Data: 05/04/2021

Sabemos que para uma instituição de saúde alcançar a Acreditação é necessário percorrer um longo caminho e, algumas vezes, pode ser algo difícil ou até mesmo distante para algumas instituições. Por isso, para auxiliar as instituições de saúde a conquistar sua Acreditação ainda neste ano, separamos 10 dicas que realmente te ajudarão neste processo de uma forma simples, rápida e assertiva:

 

Passo 1. A decisão da Acreditação: deve ser apoiada pela alta liderança da organização.

 

Passo 2. Diagnóstico para mapeamento das fragilidades: uma Instituição Acreditadora realiza esse levantamento em poucos dias.

 

Passo 3. A comunicação: é um desafio para toda organização independente do nicho ou tipo de serviço. Para implantar um projeto de acreditação, é essencial que haja comunicação clara e com uma linguagem adequada com o intuito de todos estarem no mesmo propósito. Envolva os profissionais da organização, com vínculo direto, bem como os terceiros que estão mais distantes do dia a dia da organização e que se afastam dos valores, dos propósitos, dos objetivos e da filosofia da organização.

 

Passo 4. Estruturação da equipe de qualidade e segurança do paciente. Alguns caminhos:

 

a) instituir Comitê: é uma estrutura que funciona se os líderes e outros membros têm disponibilidade para que as tarefas sejam mais distribuídas e cumpridas.

 

b) Contratar profissional dedicado: escolha um com perfil e experiência em saúde e qualidade nas metodologias de acreditação nacional ou internacional.

 

c) Alocar profissional da própria organização: com grande vantagem do profissional conhecer a cultura, filosofia e escolhendo o perfil certo, é possível desenvolve-lo em gestão da qualidade.

 

d) Utilizar Comitês já existentes na organização: distribuir para os membros, as tarefas da implantação da acreditação.

 

e) Terceirização: contratação de um profissional externo temporário. Procure empresas que transfiram o know how e desenvolvam os profissionais da organização.

 

Passo 5. Estrutura de gestão: definida as funções gerenciais e operacionais das pessoas na instituição e divulgue.

 

Passo 6. Preparação de líderes: São eles que conduzem as mudanças na Instituição. Invista no desenvolvimento desse grupo de profissionais.

 

Passo 7. Priorização dos problemas: podem ser priorizados por impacto, custo, estratégia segurança… classifique todas as não conformidades do relatório de diagnóstico.

 

Passo 8. Estude a causa dos problemas: uma vez identificada, é necessário mapear sua causa. Utilize ferramentas da qualidade específica para esse fim.

 

Passo 9. Determinação de ações: ferramentas como PDCA, 5W2H, softwares de cadastro de atividades, sistemas informatizados te auxiliarão a estabelecer as ações necessárias.

 

Passo 10. Acompanhamento do processo de implantação: é necessário acompanhar prazos e ações, para manter o status dessa implantação atualizada e definir um mecanismo de suporte para dúvidas dos colaboradores.

 

E para que funcione de forma eficiente, o ideal é que sua organização implemente essas práticas de forma conjunta, pois assim fará com que a maior parte dos requisitos para alcançar a acreditação estejam de acordo.

 

Fonte: Ibes

Endereço: Tv. São Pedro, 566 - Belém - PA, 66023-570 

Telefone: (91) 3224-1819 // (91) 3224-8606